As lendas e a diversidade cultural brasileira
Eliana Dias
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer a diversidade da cultura brasileira;
• conhecer algumas lendas do folclore brasileiro;
• reconhecer as características desse gênero textual.
• conhecer algumas lendas do folclore brasileiro;
• reconhecer as características desse gênero textual.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de como fazer busca na Internet.
Estratégias e recursos da aula
• Laboratório de informática;
• atividade em dupla;
• atividade em grupo;
• confecção de cartazes, desenhos.
Para começar a aula, o professor contará (oralmente) a “lenda do lobisomem”. É importante envolver os alunos nessa exposição oral. Eles poderão intervir na exposição do professor, fazendo perguntas.
A lenda do lobisomem
Aula 2
Nesta aula, os alunos pesquisarão nos sites indicados ou outros, as lendas sugeridas e farão o resumo delas no caderno.
Aula 3
Aula 4
Nesta aula, os alunos apresentarão para a turma as lendas que pesquisaram.
• atividade em dupla;
• atividade em grupo;
• confecção de cartazes, desenhos.
Para começar a aula, o professor contará (oralmente) a “lenda do lobisomem”. É importante envolver os alunos nessa exposição oral. Eles poderão intervir na exposição do professor, fazendo perguntas.
A lenda do lobisomem
O lobisomem é um dos mais
populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na
mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do
lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas
pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões
rurais, de fato crêem na existência do monstro.
A figura do lobisomem é de um
monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segundo a lenda, quando
uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse último filho será
um Lobisomem.
Quando nasce, a criança é pálida,
magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem
aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou
sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio
da noite, se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a
Lua, semelhante a um lobo.
Após a primeira transformação, em
todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em
lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7
vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e
desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.
Quando está quase amanhecendo, o
lobisomem volta a ser homem. Segundo o folclore, para findar a situação
de lobisomem, é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça.
Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por
bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o
mais rápido possível.
Disponível em http://www.brasilescola.com/folclore/lobisomem.htm
Acesso em 18/10/09
Depois disso, os alunos anotarão
no caderno tudo o que lembrarem a respeito da lenda do lobisomem. Em
seguida, em duplas, os alunos contarão aos outros o que anotaram para
que possam trocar informações e complementar aquilo que falta nas suas
anotações.
Nesse momento, é importante conversar com os alunos sobre as características das lendas.
Nesse momento, é importante conversar com os alunos sobre as características das lendas.
Lenda é uma narrativa de cunho
popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para
geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são
frutos da imaginação das pessoas que as criaram.
O universo imaginário popular possui muitas lendas. No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.
O universo imaginário popular possui muitas lendas. No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lenda.htm
Acesso em 18/10/09
Acesso em 18/10/09
Em seguida, o professor listará
no quadro vários títulos de lendas e sites. O professor solicitará aos
alunos que os acessem e leiam o maior número de lendas possíveis.
Sugestões:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_iara.htm Lenda da Iara
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/mula_sem_cabeca.htm Lenda da Mula-sem-cabeça
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boitata.htm Lenda do Boitatá
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm Lenda d o Boto
http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-boto.html Lenda do Boto
http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/ Lenda do Saci
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_iara.htm Lenda da Iara
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/mula_sem_cabeca.htm Lenda da Mula-sem-cabeça
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boitata.htm Lenda do Boitatá
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm Lenda d o Boto
http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-boto.html Lenda do Boto
http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/ Lenda do Saci
Nesta aula, os alunos pesquisarão nos sites indicados ou outros, as lendas sugeridas e farão o resumo delas no caderno.
Aula 3
Para iniciar a aula, o professor
organizará os alunos grupos e separará uma lenda para cada um
apresentar. Em seguida, o grupo definirá uma forma de apresentação da(s)
lenda(s) que ficou sob a sua responsabilidade: cartaz, desenho,
exposição oral. O professor disponibilizará o restante da aula para que
eles elaborem sua apresentação. Para tanto, deverá disponibilizar
cartolinas, canetas hidrocores, colas, cordões, etc e orientá-los para a
tarefa.
Aula 4
Nesta aula, os alunos apresentarão para a turma as lendas que pesquisaram.
Recursos Complementares
Como atividade complementar, o
professor poderá solicitar a cada grupo que elabore uma atividade
(caça-palavras, cruzadinhas, V ou F) sobre a lenda que pesquisou e
apresentou para verificar se os alunos estavam atentos durante a
exposição dos colegas.
Avaliação
Os alunos serão avaliados de
acordo com a participação nas atividades em duplas e a exposição oral
nos trabalhos em grupo. É importante observar se eles anotaram os
aspectos mais relevantes das lendas pesquisadas.
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