Maria
Verônica Silva Mesquita
Licenciatura
em Computação pela IFPA
Professor:
Luiz Rocha
Disciplina:
Didática
O
texto a seguir trata um pouco da vida, da família e do trabalho de Paulo Freire,
onde poderemos perceber como era sua relação com seus entes queridos, a
sociedade e seu compromisso com a educação e de forma resumida e não tão
detalhada sobre suas teses centrais que foram sete: 1 – Educação é sinônimo de
humanização; 2 – A educação implica a ética; 3- Toda educação é política; 4- A
pedagogia da libertação é uma obra coletiva; 5- Educação é práxis social
transformadora; 6- A construção da autonomia é um processo intersubjetivo; 7- A
conscientização é um processo multidimensional.
Com
relação a Paulo Freire, tenho adquiridos muitos conhecimentos, um pouco de sua
história, a qual estava parcialmente vazia sobre o assunto. Sendo que neste
momento estou iniciando a construção do meu caminho neste vasto universo de
idéias. Apesar de minhas próprias dificuldades pessoais e a falta de hábito na
leitura quero conquistar muitos alvos em minha vida pessoal e profissional.
Paulo
Freire é um exemplo de vida e de ‘educador’ para qualquer um que queira seguir
esta profissão ou luta pela causa e direitos dos tais. Quando vi os vídeos
relacionados com a vida de Paulo Freire, pude perceber que sua família o
admirava apesar de muitas vezes se fazer ausente, mas que segundo eles, quando
Paulo Freire se fazia presente supria todas as necessidades afetivas.
Paulo
Freire em suas teses nos diz coisas maravilhosas as quais obtemos imensuráveis
riquezas de conhecimentos. Dentre seus mais vastos textos descritos em cada uma
dessas teses, poço resumi-las destacando alguns pontos principais que cada uma
nos mostra:
1-
Educação
é sinônimo de humanização
que é sua primeira tese posso resumi-la com um trecho que Paulo Freire declara:
“O que nos impulsiona para o ser mais, ou para a busca de realização
de nosso ser no mundo, é a nossa capacidade de tomar consciência de nós
mesmo e do mundo que nos constitui [...] é por saber-se inconcluso e inacabado
que o ser humano luta para superar sua atual condição”;
2-
Educação implica a ética sendo sua segunda tese, nos mostra que para os dias
atuais, podemos constatar o teor de sua importância mesmo em tempos de avanços
tecnológicos, onde muitos têm perdido a ética profissional, Paulo Freire diz
para nós educadores e para os demais: “[...] Educadores e educando não podemos, na verdade, escapar a rigorosidade
ética” onde também cita sobre uma ética universal do ser humano e esta está diretamente relacionada com a sua visão
de natureza
humana: “Quando falo, porém, da
ética universal do ser humano estou falando da ética enquanto marca da natureza
humana, enquanto algo absolutamente indispensável à convivência humana. Ao
fazê-lo estou advertindo das possíveis críticas que, infiéis ao meu pensamento,
me apontarão como ingênuo e idealista. Na verdade falo da ética universal do
ser humano da mesma forma como falo de sua vocação ontológica para o ser mais,
como de sua natureza constituindo-se social e historicamente. [...] É no
domínio da decisão, da avaliação, da liberdade, da ruptura, da opção, que se
instaura a necessidade da ética e se impõe a responsabilidade. A ética se torna
inevitável e sua transgressão possível é um desvalor, jamais uma virtude”.
3-
Toda educação é política: nesta terceira tese, Paulo Freire
diz que “a educação é um ato
essencialmente político, que marca posição no mundo, diante das realidades
sócio-históricas já constituídas e que, por isso mesmo, demanda novas ações, de
intervenção, rupturas e de transformação social”. Onde temos visto que para
conseguirmos algo será necessário lutar, como o autor mesmo tem falado em Pedagogia da Esperança “[...] a luta é uma
categoria histórico-social. [...] Muda de tempo-espaço. A luta não nega a
possibilidade de acordos, de acertos entre as partes antagônicas [...]”.
4-
A pedagogia da libertação é uma
obra coletiva: Como
o tema mesmo diz, a libertação é uma obra coletiva, em que não podemos ser
libertos das opressões sem que aqueles que nos oprimem possam deixar de
oprimir, quando ele diz que exige a
humildade dos líderes políticos, e nesta questão é considerada uma utopia.
“A utopia política de libertação dos
oprimidos, que historicamente têm sofrido as conseqüências das práticas
políticas alienantes promovidas pela elite dominante, é o ponto de partida para
fundamentar um novo projeto de sociedade
enquanto superação da atual realidade sociocultural.” Pois é dos oprimidos
segundo Freire que pode vir a libertação
5-
Educação é práxis social
transformadora: Segundo
Freire, não tem sentido uma educação abstrata, desenraizada da realidade social
do educando, ou seja, “a intervenção
prática no mundo como busca de transformação dele não pode ser entendida como
uma ação de indivíduos apenas, mas da práxis coletiva, solidária. [...]”.
6-
A
construção da autonomia é um processo intersubjetivo: “O ser humano é antes de
tudo, um ser de relações e é impossível conceber a sua vida fora dessas
relações” como diz na Pedagogia do oprimido que “já agora ninguém educa ninguém, como também
ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo
mundo”
7-
A
conscientização é um processo multidimensional: nesta
tese de Paulo Freire, ele vem nos dizer que a conscientização implica em várias direções e esta “é natural
ao ser que inacabado, se sabe inacabado”. E quando este ser se aceita a si
mesmo como inacabado, ele busca meios para que o seu eu possa ser completo.
Pois segundo Freire “a conscientização significa
não apenas ter conhecimento da realidade que oprime, mas também tomar
consciência de que é possível um processo de libertação na medida em que houver
um engajamento concreto para a transformação dessa realidade”.
Gostei
bastante de Paulo Freire porque pude perceber que não foi mais um no mundo, mas
foi uma pessoa que fez a diferença para sua época e até hoje temos visto o
quanto seus conhecimentos tem feito a diferença tanto para o nosso país
(Brasil) como a diversos outros, como mostra muitos vídeos relacionados com a
história de Paulo Freire. Então seus conhecimentos têm nos enriquecido bastante
para uma transformação de nós mesmos e dos que estão ao nosso redor e derredor.
Nos estudos estenderam-se em
diversas correlações, refletindo sobre como era o trabalho de Paulo Freire. Pudemos
perceber que ser educador nos dias de hoje não é nada fácil, pois temos várias
responsabilidades com os nossos educandos, para que estes se tornem seres
pensantes, críticos, de certa forma que sejam verdadeiramente ‘vivos’ e não
apenas qualquer ser alienado em seu mundinho medíocre sem motivação, sem
mudanças, sem horizontes, sem sonhos a conquistar.
Diante de tudo isto e muitos
outros fatores é que vemos o quanto recai sobre nossos ombros a educação desses
novos cidadãos.
Se realmente estivermos comprometidos
com a educação, com a transformação desta, precisamos estar preparados para
arcar com as possíveis conseqüências que teremos que enfrentar diante do poder
político que prefere cada vez mais ter menos seres pensantes e questionadores
para recriminá-los, e dizer não para suas atitudes desonrosas
com a sociedade.
Portanto precisamos estar aptos e
ser a diferença neste mundo, neste país, neste estado, nesta cidade ou em um
pequeno grupo de pessoas.
Buscar em nós mesmos e através
dos conhecimentos adquiridos com Paulo Freire, pois este nos mostra diversos
caminhos onde posso perceber os valores éticos e culturais como forma de
direcionamento de atitudes e ações que elevem a humanização e transformação
social do meio em que habito e do que assisto, buscando constantemente melhores
rumos para que esta humanização seja cada vez mais consciente e concreta.
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