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sábado, 9 de junho de 2012

MOMENTOS DE APRENDIZADOS INCALCULÁVEIS



Maria Verônica Silva Mesquita
Licenciatura em Computação pela IFPA
Professor: Luiz Rocha
Disciplina: Didática


O texto a seguir trata um pouco da vida, da família e do trabalho de Paulo Freire, onde poderemos perceber como era sua relação com seus entes queridos, a sociedade e seu compromisso com a educação e de forma resumida e não tão detalhada sobre suas teses centrais que foram sete: 1 – Educação é sinônimo de humanização; 2 – A educação implica a ética; 3- Toda educação é política; 4- A pedagogia da libertação é uma obra coletiva; 5- Educação é práxis social transformadora; 6- A construção da autonomia é um processo intersubjetivo; 7- A conscientização é um processo multidimensional.



Com relação a Paulo Freire, tenho adquiridos muitos conhecimentos, um pouco de sua história, a qual estava parcialmente vazia sobre o assunto. Sendo que neste momento estou iniciando a construção do meu caminho neste vasto universo de idéias. Apesar de minhas próprias dificuldades pessoais e a falta de hábito na leitura quero conquistar muitos alvos em minha vida pessoal e profissional.
Paulo Freire é um exemplo de vida e de ‘educador’ para qualquer um que queira seguir esta profissão ou luta pela causa e direitos dos tais. Quando vi os vídeos relacionados com a vida de Paulo Freire, pude perceber que sua família o admirava apesar de muitas vezes se fazer ausente, mas que segundo eles, quando Paulo Freire se fazia presente supria todas as necessidades afetivas.
Paulo Freire em suas teses nos diz coisas maravilhosas as quais obtemos imensuráveis riquezas de conhecimentos. Dentre seus mais vastos textos descritos em cada uma dessas teses, poço resumi-las destacando alguns pontos principais que cada uma nos mostra:
1-                 Educação é sinônimo de humanização que é sua primeira tese posso resumi-la com um trecho que Paulo Freire declara: “O que nos impulsiona para o ser mais, ou para a busca de realização de nosso ser no mundo, é a nossa capacidade de tomar consciência de nós mesmo e do mundo que nos constitui [...] é por saber-se inconcluso e inacabado que o ser humano luta para superar sua atual condição”;
2-                 Educação implica a ética sendo sua segunda tese, nos mostra que para os dias atuais, podemos constatar o teor de sua importância mesmo em tempos de avanços tecnológicos, onde muitos têm perdido a ética profissional, Paulo Freire diz para nós educadores e para os demais: “[...] Educadores e educando não podemos, na verdade, escapar a rigorosidade ética” onde também cita sobre uma ética universal do ser humano e esta está diretamente relacionada com a sua visão de natureza humana: “Quando falo, porém, da ética universal do ser humano estou falando da ética enquanto marca da natureza humana, enquanto algo absolutamente indispensável à convivência humana. Ao fazê-lo estou advertindo das possíveis críticas que, infiéis ao meu pensamento, me apontarão como ingênuo e idealista. Na verdade falo da ética universal do ser humano da mesma forma como falo de sua vocação ontológica para o ser mais, como de sua natureza constituindo-se social e historicamente. [...] É no domínio da decisão, da avaliação, da liberdade, da ruptura, da opção, que se instaura a necessidade da ética e se impõe a responsabilidade. A ética se torna inevitável e sua transgressão possível é um desvalor, jamais uma virtude”.
3-                 Toda educação é política: nesta terceira tese, Paulo Freire diz que “a educação é um ato essencialmente político, que marca posição no mundo, diante das realidades sócio-históricas já constituídas e que, por isso mesmo, demanda novas ações, de intervenção, rupturas e de transformação social”. Onde temos visto que para conseguirmos algo será necessário lutar, como o autor mesmo tem falado em Pedagogia da Esperança “[...] a luta é uma categoria histórico-social. [...] Muda de tempo-espaço. A luta não nega a possibilidade de acordos, de acertos entre as partes antagônicas [...]”.
4-                 A pedagogia da libertação é uma obra coletiva: Como o tema mesmo diz, a libertação é uma obra coletiva, em que não podemos ser libertos das opressões sem que aqueles que nos oprimem possam deixar de oprimir, quando ele diz que exige a humildade dos líderes políticos, e nesta questão é considerada uma utopia. “A utopia política de libertação dos oprimidos, que historicamente têm sofrido as conseqüências das práticas políticas alienantes promovidas pela elite dominante, é o ponto de partida para fundamentar um novo projeto de sociedade enquanto superação da atual realidade sociocultural.” Pois é dos oprimidos segundo Freire que pode vir a libertação
5-                 Educação é práxis social transformadora: Segundo Freire, não tem sentido uma educação abstrata, desenraizada da realidade social do educando, ou seja, “a intervenção prática no mundo como busca de transformação dele não pode ser entendida como uma ação de indivíduos apenas, mas da práxis coletiva, solidária. [...]”.
6-                 A construção da autonomia é um processo intersubjetivo: “O ser humano é antes de tudo, um ser de relações e é impossível conceber a sua vida fora dessas relações” como diz na Pedagogia do oprimido que “já agora ninguém educa ninguém, como também ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”
7-                 A conscientização é um processo multidimensional: nesta tese de Paulo Freire, ele vem nos dizer que a conscientização implica em várias direções e esta “é natural ao ser que inacabado, se sabe inacabado”. E quando este ser se aceita a si mesmo como inacabado, ele busca meios para que o seu eu possa ser completo. Pois segundo Freire “a conscientização significa não apenas ter conhecimento da realidade que oprime, mas também tomar consciência de que é possível um processo de libertação na medida em que houver um engajamento concreto para a transformação dessa realidade”.
Gostei bastante de Paulo Freire porque pude perceber que não foi mais um no mundo, mas foi uma pessoa que fez a diferença para sua época e até hoje temos visto o quanto seus conhecimentos tem feito a diferença tanto para o nosso país (Brasil) como a diversos outros, como mostra muitos vídeos relacionados com a história de Paulo Freire. Então seus conhecimentos têm nos enriquecido bastante para uma transformação de nós mesmos e dos que estão ao nosso redor e derredor.
Nos estudos estenderam-se em diversas correlações, refletindo sobre como era o trabalho de Paulo Freire. Pudemos perceber que ser educador nos dias de hoje não é nada fácil, pois temos várias responsabilidades com os nossos educandos, para que estes se tornem seres pensantes, críticos, de certa forma que sejam verdadeiramente ‘vivos’ e não apenas qualquer ser alienado em seu mundinho medíocre sem motivação, sem mudanças, sem horizontes, sem sonhos a conquistar.
Diante de tudo isto e muitos outros fatores é que vemos o quanto recai sobre nossos ombros a educação desses novos cidadãos.
Se realmente estivermos comprometidos com a educação, com a transformação desta, precisamos estar preparados para arcar com as possíveis conseqüências que teremos que enfrentar diante do poder político que prefere cada vez mais ter menos seres pensantes e questionadores para recriminá-los, e dizer não para suas atitudes desonrosas com a sociedade.
Portanto precisamos estar aptos e ser a diferença neste mundo, neste país, neste estado, nesta cidade ou em um pequeno grupo de pessoas.
Buscar em nós mesmos e através dos conhecimentos adquiridos com Paulo Freire, pois este nos mostra diversos caminhos onde posso perceber os valores éticos e culturais como forma de direcionamento de atitudes e ações que elevem a humanização e transformação social do meio em que habito e do que assisto, buscando constantemente melhores rumos para que esta humanização seja cada vez mais consciente e concreta.


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